- Exclusivos
- Portugal
- Política
- Mais
- Entrar
A edição de hoje
Ver todas as primeiras páginas
Fenómeno terá sido o efeito das altas temperaturas.
Seguir Autor:
Mais Notícias do Autor
Seguir Autor:
Mais Notícias do Autor
02 de julho de 2025 às 10:25
A carregar o vídeo ...
No meio de uma onda de calor em Portugal, ventos fortes e trovoada provocam estragos em Mirandela
A trovoada, a chuva e o vento forte foram sentidos na cidade de Mirandela, no fim da tarde de terça-feira e provocaram a queda de várias árvores e postes de eletricidade. Foram ainda registados danos em algumas casas, nomeadamente nos telhados.
O fenómeno meteorológico, que durou cerca de 1h30, terá sido o efeito das altas temperaturas e calor forte sentido nos últimos dias na região de Trás-os-Montes.
Segundo o CM apurou, os moradores afirmam que os campos agrícolas ficaram assolados.
"Comecei a aperceber-me do vento com bastante intensidade. Em minha casa, guarda-sóis e roupa espalharam-se pelo quintal. E comecei a ter a real noção quando comecei a receber telefonemas da população a dizer que o telhado voou, da árvore caída no meio da estrada e onde não se passa... e aí chamei logo a Proteção Civil, querapidamente chegou ao local", narrou Nelson Teixeira, presidente da junta de freguesia de Carvalhais, que inclui a localidade de Vila Nova das Patas.
Segundo o autarca, registaram-se quatro desimpedimentos de estradas por quedas de árvores, três viaturas danificadas e 25 telhados afetados, entre casas de primeira habitação, casas de férias de emigrantes, habitações devolutas e armazéns.
Caíram ainda postes de eletricidade, com fios cortados com energia a passar na via pública.
"Foi todo um desenrolar de coisas nas três horas seguintes, até que as pessoas começaram a acalmar. Hoje já começaram a reconstruir as casas", disse Nelson Teixeira.
O presidente da junta de freguesia referiu que ninguém foi realojado, também porque hoje não chove, o que possibilita aos moradores com os telhados afetados ficarem nas suas residências.
Quanto a como é que se vai fazer face aos prejuízos, Nelson Teixeira informou que já se estão a articular com as demais entidades.
Quem tem seguros, deverá recorrer a eles. Quem não tem, para já, pediu ajuda à junta de freguesia para pedir orçamentos para os trabalhos de intervenção, enquanto aguardam para perceber se será possível ter algum tipo de auxílio.
Já no domingo, segundo também a Proteção Civil, houve queda de árvores num carro e caiu um muro, devido ao granizo, chuva e ventos que se fizeram sentir.
Também foram afetadas as culturas sazonais nas hortas comunitárias situadas também na freguesia de Carvalhais.
"Ninguém se lembra de nada assim. O granizo, de vez em quando, vem. Agora assim associado a vento extremo, ninguém se lembra", reforçou Nelson Teixeira.
Ventos fortes arrancam árvores de grande porte em Mirandela
Calor dispara concentração de ozono em Lisboa e Amadora. Temperaturas elevadas continuam esta terça-feira
Calor pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de dormir. Estes truques podem ajudá-lo
Prepare-se para mais um dia de calor! Cinco distritos do continente sob aviso laranja
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Comentários
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Registámos a sua denúncia!
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
Estimado leitor!
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
Termos e Condições Regras
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
- 1) Para comentar no Correio da Manhã terá que iniciar sessão ou registar-se
- 2) São intoleráveis comentários com palavras, símbolos, frases, afirmações ou opiniões insultuosas, xenófobas, racistas, homofóbicas, difamatórias, discriminatórias, ou quaisquer outras que contrariam as normas legais, constitucionais, ou direitos de terceiros, bem como os princípios pelos quais se pauta o Correio da Manhã, assim como, nomeadamente ofensas, linguagem imprópria ou difamatória, ameaças, incitações ao ódio, à violência, à prática de actos ilícitos, ou comentários contra os direitos humanos ou que tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
- 3) Não serão aceites quaisquer comentários com mensagens publicitárias ou propagandas.
- 4) Não são autorizados comentários anónimos.
- 5) Os leitores não possuem nenhuma restrição diária de números de comentários que podem redigir, desde que, respeitando as regras previstas na presente Política.
- 6) Não são autorizados comentários que pretendam desinformar outros leitores.
- 7) Os comentários não podem conter informações pessoais, do próprio ou de terceiros, como por exemplo moradas, números de telemóvel ou endereço de email.
- 8) Os comentários não podem conter quaisquer hiperligações.
- 9) É proibido ofender ou encorajar à ofensa no espaço de comentários do Correio da Manhã, por qualquer modo, seja a outros utilizadores, Jornalistas, ou a qualquer outra pessoa, singular ou colectiva, entidades, marcas ou instituições.
- 10) Os comentários que não seguirem as regras mencionadas anteriormente serão excluídos!
- 11) Todos os comentários serão ocultados 7 (sete) dias, após a sua publicação.
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
Termos e Condições Regras
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
Comportamento
O Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Newsletter - Exclusivos
As suas notícias acompanhadas ao detalhe.
Mais Lidas
CStudio
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8